A publicação em 1980 de Arts Administration de John Pick e Malcom Anderton em Londres marca uma rutura com a tradição essencialmente americana de situar o campo da gestão cultural e das artes como área científica integrada na gestão. Afirmam os seus autores que, mais do que competências na gestão, o exercício desta função exige um conhecimento aprofundado das artes e da história cultural.

O argumento sustenta-se, afirmam, no facto dos aspetos da história cultural serem muito mais relevantes para o gestor das artes do que o conhecimento prático da gestão. Assim, propõem o seu uso instrumental holístico como abordagem eficiente para administrar organizações culturais, enfatizando a necessidade de envolver e informar todos os membros dessa mesma organização.

Neste contexto, a gestão holística incluirá as competências comunicacionais, a capacidade de reconhecer o carácter organizacional da associação, empresa ou instituição, incluindo a sua história e memória organizacional. Para além disso, Pick e Anderton destacam a importância dos estudos culturais e das políticas culturais nestas áreas, dado o forte impacto destas nas práticas da gestão cultural.

De acordo com os autores, qualquer que seja o contexto em que trabalhe o gestor cultural, o seu trabalho envolve três etapas fundamentais:

  • Um profundo conhecimento e compromisso pessoal com o (s) artista (s) escolhido (s), forma de arte ou formas de arte.

 

  • Uma compreensão igualmente profunda e imaginativa da história cultural, da consciência e das condições sociais de todos os segmentos da audiência possível que podem ser alcançados pela (s) arte (s) escolhida (s).

 

  • A capacidade de, usando todas as competências sociais, políticas e gestionárias legítimas, e tendo presente as circunstâncias políticas, legais e económicas mais completas e atualizadas, forjar o melhor contrato estético disponível, reunindo as artes e as maiores e mais adequadas audiências nas melhores circunstâncias possíveis.

(Apresentação e síntese: Luísa Arroz Albuquerque)

Full Text: basictexts-1_-arts-administration1980