Mestrado em Gestão Cultural | ESAD.CR |IPL

MGC 2015-2017

A formação do Mestrado em Gestão Cultural da ESAD.CR/IPL alia a exigência de um conhecimento aprofundado do campo de produção cultural e artístico contemporâneo à formação aplicada em gestão. Promove, por isso, a reflexão crítica sobre o diálogo entre o contexto global e local na produção e circulação de atividades artísticas e culturais, interventivas nos processos de requalificação do território e regeneração urbana, focando em particular os sectores emergentes das indústrias criativas.

O objetivo do mestrado é proporcionar uma formação especializada em Gestão Cultural, através da aprendizagem e desenvolvimento de metodologias de investigação e da observação direta e qualificada de práticas institucionais desta área de atividade profissional. Neste sentido, proporciona a aquisição e o exercício de competências específicas de que deve dispor um gestor cultural, tanto na formulação de planos e projetos como na atividade quotidiana de gestão de equipamentos diversificados.

Dado o seu carácter acentuadamente profissionalizante, os estudantes adquirem competências na análise de experiências e estudos de caso, sendo as metodologias estruturadas para o planeamento, implementação e avaliação de projetos inovadores em contexto experimental no âmbito das práticas contemporâneas da gestão cultural.

A formação curricular é ainda complementada pelo desenvolvimento de atividades extracurriculares como seminários, visitas de estudo e conferências. Estando integrado numa escola de artes, os mestrandos podem ainda participar nas atividades desenvolvidas nos domínios da formação artística especializada da ESAD.CR em teatro, artes plásticas, som e imagem e design.

Mais informações:

Mestrado em Gestão Cultural

Escola Superior de Artes e Design / Instituto Politécnico de Leiria

Masters in Cultural Management

School of Arts and Design, Caldas of Rainha / Polytechnic Institute of Leiria

 

This Master of Arts provides specialized training in cultural management through the development and understanding of qualified institutional practices in this area of professional activity, providing further references and conceptual framework in areas of knowledge related to the exercise and the mission of a cultural manager, such as strategic management, arts marketing, creative industries and urban development.

Further enquiries

mestrados.esad@ipleiria.pt