fctfablab

O FCT FabLab, o novo Laboratório de Fabricação da FCT NOVA, foi inaugurado em 28 de Outubro de 2016. A cerimónia contou com as presenças da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Dra. Fernanda Rollo, do Embaixador dos Estados Unidos da América, Dr. Robert Sherman, do Reitor da NOVA, Professor Doutor António Rendas, do Diretor da FCT NOVA, Professor Doutor Fernando Santana, e do Diretor da Biblioteca FCT NOVA, Professor Doutor José Moura. A Escola Secundária Daniel Sampaio, vencedora da primeira edição do concurso FCT NOVA Challenge, foi a convidada especial. Projeto: Arqº João Vasco | Execução. Burgonível Ltdª

Um FabLab é uma pequena oficina de fabricação digital personalizada onde é disponibilizado um conjunto de ferramentas flexíveis controladas por computador que cobrem diversas escalas de tamanho e materiais diversos, permitindo utilizar produtos tecnológicos geralmente apenas acessíveis para produção em massa. A estes Laboratórios de Fabricação está também associado o espírito de partilha do conhecimento envolvido no desenvolvimento dos projetos.

No espaço do FCT FabLab, localizado no edifício IV, podem ser encontrados impressoras 3D, uma cortadora a laser, uma cortadora de vinil, uma fresadora, uma hotte e diversos equipamentos de electronica e equipamnetos complementares.

O novo Laboratório de Fabricação da FCT NOVA, cuja inauguração coincidiu com a semana dedicada ao Open Acess, Open Innovation e Ciência Aberta, recebeu o apoio da Embaixada Americana através do American Corner Portugal.