Mestrado em Gestão Cultural

O objetivo do mestrado é proporcionar uma formação especializada em Gestão Cultural, através não só da aprendizagem e desenvolvimento de metodologias de investigação, como da observação direta e qualificada de práticas institucionais desta área de atividade profissional. O objetivo é proporcionar a aquisição e o exercício de competências específicas de que deve dispor um gestor cultural, tanto na formulação de planos e projetos como na atividade quotidiana de gestão de equipamentos diversificados.

O mestrado proporciona quadros e referências conceptuais em áreas de conhecimento relacionadas com o exercício da missão do gestor cultural. Dado o seu caráter acentuadamente profissionalizante, os estudantes são introduzidos na análise de experiências e estudos de caso. As metodologias exploradas são estruturadas para o planeamento, implementação e avaliação de projetos inovadores em contexto experimental no âmbito das práticas contemporâneas da gestão cultural.

Pretende-se criar uma consciência crítica e social sobre o diálogo entre o contexto global e local na produção e circulação de atividades artísticas e culturais, interventivas nos processos de requalificação do território e regeneração urbana, em particular com os setores emergentes das indústrias criativas.

 

As inscrições podem ser feitas aqui até ao dia 30 de Junho.