‘GENESIS CASCAIS 75’ NO DOC.LISBOA 2012

O “maior grupo do mundo” com “o melhor álbum de sempre” passou por Cascais há 37 anos. Genesis Encore Cascais 75 relembra como tudo aconteceu nesses míticos concertos de 6 e 7 de Março de 1975. A atmosfera era de euforia e tensão, encanto e luta, mas a proposta estética do grupo transformou um “mero” concerto em momento geracional.

Este filme, que marca a estreia de João Dias na realização, nasceu de um desafio específico lançado por Mário Caeiro ao realizador, em 2005: realizar um primeiro ‘projecto-memória’. O ‘projecto-memória’ é aqui uma acção documental de ‘arqueologia do não-esquecimento’. Trata-se de festejar a cultura como emoção transformadora, recuperando-se, através da edição de documentários em DVD, as memórias pessoais de quem viveu acontecimentos extraordinários na História recente. Sempre na perspectiva dupla dos fruidores desses acontecimentos e dos protagonistashistoricamente consagrados. O conceito-chave dos Projectos-memória 30 Anos é o de que cada um de nós tem direito a reconstruir a sua própria memória, os seus próprios micro-eventos integrados num Todo Público, para além de quaisquer discursos oficiais acerca dos acontecimentos marcantes de há trinta ou trinta e cinco anos. O filme assenta em entrevistas gravadas na actualidade, intercalando imagens e documentos de arquivo relativos à mítica passagem dos GENESIS ‘originais’ por Portugal.

 
Para os mais curiosos, o DVD teve uma edição limitada, na altura distribuída nas Lojas FNAC. Os últimos exemplares estão à venda no Bazar do Vídeo, à Av. da Liberdade, 9, Loja 9-10.
23 OUT. 21:45 – São Jorge – Sala Manoel de Oliveira
28 OUT. 19:15 – São Jorge – Sala Manoel de Oliveira